Viajantes do futuro: os perfis e desejos dos consumidores nos próximos 10 anos

O envelhecimento da população, o crescimento na migração mundial e a globalização dos negócios são apenas algumas das transformações socioeconômicas que o planeta vem passando nos últimos anos. Elas tendem a se tornar ainda mais sólidas e gerar mudanças importantes nos desejos e expectativas dos viajantes nos próximos anos, de acordo com o relatório Future Traveller Tribes 2020.

Para Erica Massini, marketing da Amadeus South Latam, as mudanças representam oportunidades para as empresas da área de turismo. “Houve transformações no padrão e estilo de vida das pessoas que resultam em um nível maior de exigência para produtos e serviços. Surgem novos nichos de mercado e um desejo cada vez maior de personalização”, afirma a especialista.  “As agências de viagens precisam atender as demandas de clientes com maior poder aquisitivo e muito mais exigentes”, conclui Massini.

O estudo Future Traveller Tribes 2020, elaborado pela Amadeus e o Henley Centre HeadlightVision, apresenta quatro tribos de viajantes que se tornarão segmentos importantes ao turismo e oferecem desafios distintos aos provedores de viagens. Confira a seguir suas tendências sociais, econômicas e demográficas, que crescerão significativamente de importância nos próximos 10 anos.

As quatro principais tribos de viajantes do futuro

1. Idosos Ativos

Quem são: Indivíduos entre 50 e 75 anos em 2020 (nascidos entre 1945 e 1970), que têm aposentadoria e são mais ativos e saudáveis do que as gerações anteriores. Possuem mais renda disponível para aproveitar as férias, com objetivo de relaxar e curtir a liberdade.

Cenário: Livres das restrições da profissão, aposentados e trabalhadores em tempo parcial aproveitarão as riquezas e a liberdade da aposentadoria curtindo férias. Terão mais tempo para pesquisar sobre as viagens e por vezes recorrerão à Internet para buscar informações. De forma geral, planejarão tudo com antecedência para aproveitas as boas ofertas. Porém também serão comuns reservas de última hora.

Por serem maduros e em grande parte acostumados a viajar, deverão procurar viagens com enfoques específicos – viajar para ver amigos e parentes no exterior, turismo de bem-estar e medicina, além de viagens culturais e étnicas. Haverá também um crescente aumento de roteiros para solteiros, por decorrência do maior número de divórcios.

Necessidades-chave: Por conta das restrições físicas da terceira idade, os provedores de viagens deverão buscar formas de valorizar a experiência da viagem. Problemas de mobilidade aumentam, tornando menos confortáveis as viagens mais longas, em consequência de distâncias a serem percorridas a pé e nos aeroportos, além do tempo que terão de permanecer imóveis dentro do avião. Os provedores de viagens deverão se preocupar mais com os cuidados de saúde dos viajantes idosos, que muitas vezes lidarão com enfermidades crônicas.

2. Clãs Globais

Quem são: O crescimento na migração criará um futuro onde diversas famílias se espalharão por vários países e continentes. São imigrantes, sozinhos ou grupos, que moram ou se encontram temporariamente em países estrangeiros. Eles retornam ao país natal para visitar a família e os amigos durante as férias, para ficarem juntos.

Cenário: Os clãs globais estarão ligados principalmente a regiões com grandes populações de imigrantes. De acordo com dados de 2005 das Nações Unidas, os principais destinos de imigrantes hoje são a América do Norte (EUA e Canadá), Europa e Oceania (Nova Zelândia e Austrália), com a maioria viajando da Ásia, América Latina/Caribe e África.

As viagens devem coincidir com datas-chave – como feriados e festas nacionais – que são períodos em que a família e os amigos tradicionalmente se encontram. Em muitos casos essas viagens podem ser marcadas com boa antecedência, com voos reservados para famílias. Além disso, esses viajantes também poderão se descolar para atender a questões familiares inesperadas, como visitar pais doentes.

Necessidades-chave: A questão do preço é essencial para os clãs globais, pois o objetivo maior na viagem é reencontrar a família, mais do que um “passeio de férias”. Por este motivo, muitos viajantes optam pelo preço mais em conta do que o conforto. Geralmente viajam na classe econômica e preferem épocas de menos movimento, inclusive à noite, para pagar menos.

Em muitos casos os grupos farão planos e reservas para toda a família, obrigando os provedores de viagens a satisfazerem as necessidades de diferentes perfis – por exemplo, a criança, o pai e o avô em uma mesma viagem.

3. Viajantes Cosmopolitas

Quem são: Pessoas que moram em regiões diferentes das áreas em que trabalham, para obter melhor qualidade de vida ou oportunidades profissionais. Os indivíduos que vão preferir esta opção de estilo de vida são os executivos, consultores freelance, ou funcionários com contrato flexível de trabalho, na faixa dos 20, 30 e 40 anos.

Outros viajantes cosmopolitas serão levados pelo desejo de progredir na carreira, atuando em posições internacionais de curta duração oferecidas pelos empregadores, para ampliarem os conhecimentos de mercado. Eles poderão viajar para o exterior para trabalhar e mais tarde voltam ao país natal.

Cenário: Os viajantes cosmopolitas aproveitam o custo relativamente baixo das viagens para morar e trabalhar em lugares diferentes. Por exemplo, morar em Nice (França) e trabalhar em Londres (Inglaterra). Para trabalhar, essas pessoas percorrerão distâncias curtas semanal ou quinzenalmente, dependendo dos compromissos. Isso poderá envolver viagens dentro do país – como EUA e China – ou internacionalmente – como deslocamentos dentro da Europa.

Os viajantes desta tribo viajarão em horários de pico, durante a semana. As viagens deverão ser frequentes e, para poupar custos, as reservas serão feitas antecipadamente e em bloco, embora viagens de negócio inesperadas possam exigir reservas feitas em cima da hora, com menos preocupação pelo custo.

Necessidades-chave: Sempre com o horário apertado, o viajante cosmopolita não quer desperdiçar tempo desnecessário durante a viagem. Daí a conveniência de um “hub” central e facilidade para as reservas. A agilidade no check-in e a segurança influenciarão enormemente a escolha do provedor de viagem.

Este tipo de viajante precisará trabalhar enquanto se desloca. O acesso à tecnologia, tanto durante a viagem quanto nas salas de espera é vital para estas pessoas. Além disso, como o local das reuniões de negócios mudará, a flexibilidade na reserva e na viagem serão necessidades muito importantes.

4. Executivos Globais

Quem são: Executivos de nível sênior que fazem viagens a negócios de curta e longa duração ao exterior, geralmente na primeira classe ou classe executiva, além de táxi aéreo ou jatos executivos. O principal propósito desses viajantes será a presença em reuniões internacionais e eventos.

Cenário: O número de viajantes a negócios tende a aumentar, conforme a globalização impulsiona as transações globais. Os executivos desta categoria viajam desacompanhados, com um grupo ou com um parceiro, muitas vezes combinando a viagem de negócios com uma viagem de lazer.

O Executivo Global não se preocupará com o preço e não fará suas reservas pessoalmente. As viagens serão um misto de longas (para negócios internacionais) e curtas (para negócios dentro do país). Embora viajem de primeira classe ou executiva em algumas viagens, eles vão preferir cada vez mais os serviços exclusivos, mais eficientes em tempo e sob medida, proporcionados pelos jatinhos e táxis-aéreos.

Necessidades-chave: O Executivo Global estará acostumado com viagens de primeira, com luxo, e terá grandes expectativas. O provedor de viagens terá de oferecer serviço altamente personalizado, que atenda às exigências deste tipo de viajante.

O tempo destes viajantes é precioso – ele quer fazer aquilo que desejar e quando desejar, seja trabalhar ou relaxar. Por este motivo, o uso eficiente do tempo é essencial. Além disso, é vital oferecer acesso uma ampla gama de tecnologias, no ar e nas salas de espera dos aeroportos.

Como as reuniões de negócio podem mudar, é imperativo que haja flexibilidade nas passagens. Os voos serão reservados por um provedor de viagem disposto a oferecer uma jornada impecável ao executivo global.

 

(Fonte: amandeus1a)