Rio cria serviço de assistência a turistas estrangeiros durante a Copa

Uma resolução do governo do Rio vai criar o serviço de assistência ao turista estrangeiro, batizado de SOS Turista, previsto para entrar em funcionamento na semana que antecede o início da Copa do Mundo.

Esta medida vai resultar em uma cartilha com informações para os visitantes estrangeiros sobre segurança pública, atendimento hospitalar de urgência, assim como dicas sobre o sistema de transporte e saúde na cidade do Rio. A publicação será editada em português, inglês, espanhol e francês.

De acordo com o secretario estadual de Turismo, Claudio Magnavita, o manual do SOS Turista será distribuído na rede hoteleira e também por companhias aéreas, que firmaram parceria com o governo.

“Quando um turista perde um passaporte, por exemplo, este era considerado um problema para o consulado resolver. A partir de agora, esta passa a ser uma questão nossa também”, explicou o secretário, que promoveu na manhã de segunda-feira (12) um encontro com representantes de 15 consulados.

A equipe do serviço de atendimento do SOS Turista vai prestar atendimento ao público na rede da DEAT (Delegacia Especial de Atendimento ao Turista), localizada no bairro do Leblon, na zona sul carioca.

“O SOS Turista vai além da questão da segurança pública. Foi criado para oferecer ajuda também em áreas como direito do consumidor. O objetivo é auxiliar o turista naquilo que for necessário”, acrescentou Magnavita. O secretário criticou as representações estrangeiras que desaconselharam as visitas a favelas.

“Dona Marta (comunidade pacificada da zona sul) é um bom exemplo. Por lá, existe uma estrutura de atendimento ao turista que deseja conhecer o local”, disse Magnavita. Durante a Copa, o Governo do Rio também vai criar núcleos de atendimento a turistas nas delegacias situadas em áreas com grande concentração de visitantes estrangeiros.

“É uma estratégia que usamos durante a Jornada Mundial da Juventude. Vamos ter policiais bilíngues em delegacias impactadas pelo evento e tornar assim o atendimento mais ágil”, disse Alexandre Braga, delegado titular da DEAT.

 

(fonte: folha)